5 de dez de 2012

Árvore de Natal


A Árvore de Natal, uma tradição na época de natal tem uma origem mais antiga que a data que comemora, existem re­­latos de povos como os romanos, que enfeitavam árvores em homenagem Saturno, os egípcios colocavam folhas de palmeiras dentro de casa como símbolo de vida.
A tradição do pinheiro começou a surgir na Alemanha no século VII com o monge beneditino São Bonifácio, os povos germânicos adoravam o carvalho com sua arvore sagrada dedicadas a Odin, onde colocavam presentes para as crianças, conta à história que em pregação na Turingia, a fim de acabar com esse costume cortou o carvalho sagrado, ao cair fez todas as arvores ao redor tombarem, sobrando um pequeno pinheiro, fato foi considerado um milagre, São Bonifácio associou o formato triangular dos abetos a Santíssima Trindade e suas abundantes e resistentes folhas à eternidade de Jesus.

Existem relatos que a primeira arvore de natal enfeitada apareceu em Riga, na Letônia, em 1510, outras histórias cotam que a montagem das arvores de Natal iniciaram por volta do ano de 1530, Lutero na Alemanha. Numa noite, ao andar pela floresta, vislumbrou belos pinheiros coberto de neve e o céu estrelado ajudou a compor todo o cenário, em sua residência utilizando galhos de arvores, algodão, ornamentos e até velas acesas, tentou reproduzir para seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Com isso varias famílias alemãs começaram a enfeitar seus pinheiros, o costume passando de geração em geração, chegando no XIX a Inglaterra pelas mãos do príncipe Albert (príncipe consorte de origem alemã) marido da rainha Vitória, também a França e Estados Unidos, só no século XX a tradição chegou à Espanha e América Latina.

Na época dos costumes pagãos, elas eram enfeitas, para quando desfolhasse no inverno, o espírito das arvores voltasse, já os cristãos usam a decoração para simbolizar, alegria bondade, amor e benção de Cristo.
Seguindo o espírito natalino nós da Biblioteca, colocamos nossa arvore para que todos deixem um recado, uma mensagem para o Natal e próximo ano.