“A gente passa, os livros ficam.”

 

“Ler é acima de tudo um prazer, é conhecimento e com conhecimento 05LivJosMin somos independentes. Aprendemos a pensar por nós mesmos e não nos deixamos convencer facilmente. Um povo que lê é um povo livre”. (José Mindlin)

O título é uma frase proferida pelo bibliófilo José Mindlin, falecido no último dia 28 de fevereiro aos 95 anos.

Ele foi jornalista, empresário, advogado, mas também um colecionador, que por mais de 80 anos, reuniu uma coleção importante de livros que falam de e sobre o Brasil. Esta expressiva coleção foi doada para o Instituto de Estudos Brasileiros da USP e em breve o acervo estará disponível tanto digitalmente como fisicamente num prédio com mais de 20 mil m2 na cidade universitária, já sendo conhecida como Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Mindlin foi um homem apaixonado pelos livros, com seu jeito incansável de ser, visitava escolas dando palestras, atraindo crianças e adolescentes ao mundo encantado das letras.

Para saber mais sobre a coleção doada por Mindlin consulte o site:

www.brasiliana.usp.br

Share:

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores