“NÃO POR ACASO”... VOLTOU!

fotos 092 17 DE MARÇO (quarta – feira) estaremos “esquecendo” livros de entretenimento em alguns pontos ( pátio, bancos, cantina, sala de aula, elevadores, etc) da Universidade Santa Cecília. Neste dia, fique atento para encontrar um livro “Não por acaso” e após sua leitura esqueça-o em algum lugar do campus.

Faça parte desta rede literária deixando seus comentários no blog Cultura Ativa. Esta iniciativa de encontrar livros “esquecidos” já acontece em diferentes países ( Inglaterra, Espanha, França, Canadá entre outros)

Alguns dos títulos que serão “esquecidos” : Memória de minhas putas tristes de Gabriel García Márquez, Lolita de Vladmimir Nabokov, A incendiária de Stephenking, O mito da fragilidade de Colette Dowling dentre outros...

Informações sobre o Projeto : O projeto “Não por acaso” foi criado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Unisanta em agosto de 2008 e propõe de maneira lúdica e espontânea a leitura como atividade de lazer. Para participar é simples: basta encontrar um destes livros e após a leitura esquecê-lo em outro lugar da Universidade.

fotos 081fotos 089

pessoal 088pessoal 091

Share:

O dia do(a) Bibliotecário(a)

 conv01

  O Dia do(a) Bibliotecário(a) foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 14/4/1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Foi escolhido o dia 12 de março em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (ocorrido em 1882), o nosso mais conhecido e ilustre bibliotecário.

Bastos Tigre foi jornalista, poeta, humorista, redator publicitário, autor teatral, filatelista e engenheiro eletricista. Decidiu abandonar sua profissão de engenheiro porque se apaixonou pelo ofício de bibliógrafo. Ele trouxe dos Estados Unidos o sistema de classificação decimal desenvolvido pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey.

Com esse conhecimento, ganhou o concurso público para o cargo de bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Mais tarde, foi transferido para a Biblioteca Nacional, a maior do Brasil, e, depois, para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Foi nessa época que seus talentos se evidenciaram ainda mais, em razão das inúmeras contribuições trazidas para a ciência da biblioconv02teconomia.

Na Antigüidade, quando foi inventada a escrita, os bibliotecários eram responsáveis pela escrita e  armazenamento dos livros. Os escribas, por exemplo, escreviam as leis e registravam fatos do cotidiano.

Já na Idade Média, as bibliotecas passaram a ter um caráter religioso, e a função do bibliotecário ficou a cargo dos monges, que eram copistas e os próprios editores dos livros. Sua preocupação, porém, era apenas preservar o acervo e proteger as obras.

Hoje em dia, o bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. É também sua responsabilidade garantir um acesso rápido e seguro a essas informações. Ele zela não pelo acervo de livros, periódicos e documentos gravados em discos, fitas magnéticas ou em modernas mídias digitais.

Visto que o funcionamento das modernas bibliotecas é bastante complexo, existem atualmente cursos universitários destinados a preparar pessoas especializadas para nelas trabalharem.

Fonte: www.paulinas.org.br

Share:

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores