Árvore de Natal


A Árvore de Natal, uma tradição na época de natal tem uma origem mais antiga que a data que comemora, existem re­­latos de povos como os romanos, que enfeitavam árvores em homenagem Saturno, os egípcios colocavam folhas de palmeiras dentro de casa como símbolo de vida.
A tradição do pinheiro começou a surgir na Alemanha no século VII com o monge beneditino São Bonifácio, os povos germânicos adoravam o carvalho com sua arvore sagrada dedicadas a Odin, onde colocavam presentes para as crianças, conta à história que em pregação na Turingia, a fim de acabar com esse costume cortou o carvalho sagrado, ao cair fez todas as arvores ao redor tombarem, sobrando um pequeno pinheiro, fato foi considerado um milagre, São Bonifácio associou o formato triangular dos abetos a Santíssima Trindade e suas abundantes e resistentes folhas à eternidade de Jesus.

Existem relatos que a primeira arvore de natal enfeitada apareceu em Riga, na Letônia, em 1510, outras histórias cotam que a montagem das arvores de Natal iniciaram por volta do ano de 1530, Lutero na Alemanha. Numa noite, ao andar pela floresta, vislumbrou belos pinheiros coberto de neve e o céu estrelado ajudou a compor todo o cenário, em sua residência utilizando galhos de arvores, algodão, ornamentos e até velas acesas, tentou reproduzir para seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Com isso varias famílias alemãs começaram a enfeitar seus pinheiros, o costume passando de geração em geração, chegando no XIX a Inglaterra pelas mãos do príncipe Albert (príncipe consorte de origem alemã) marido da rainha Vitória, também a França e Estados Unidos, só no século XX a tradição chegou à Espanha e América Latina.

Na época dos costumes pagãos, elas eram enfeitas, para quando desfolhasse no inverno, o espírito das arvores voltasse, já os cristãos usam a decoração para simbolizar, alegria bondade, amor e benção de Cristo.
Seguindo o espírito natalino nós da Biblioteca, colocamos nossa arvore para que todos deixem um recado, uma mensagem para o Natal e próximo ano.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores