13 de mar de 2017

12 de março, dia do Bibliotecário

Olá alunos e visitantes ontem foi comemorado o dia do Bibliotecário, então no post de hoje, vamos dar os parabéns a todos os bibliotecários e em especial para as nossas bibliotecárias, Ana Maria Racioppi, Angela Barbosa e Cibele Fernandes.

O dia do bibliotecário é comemorado no Brasil desde o ano 1980, a data 12 de março foi escolhida por conta do nascimento do Bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre, no ano de 1882.

Manuel Tigre é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, apesar de ter se formado engenheiro, Tigre tornou-se Bibliotecário após uma visita aos Estados Unidos em que conheceu, Melvil Dewey, que foi quem instaurou o sistema de classificações decimais.

Aos 33 anos de idade, Manuel resolve então se especializar em biblioteconomia, profissão, que segundo a história, Manuel amava e tinha verdadeira vocação.

Dia 12 de março é uma importante data para o reconhecimento do trabalho dos bibliotecários, que vai muito além de organização de estantes, estes profissionais merecem todo o nosso respeito e admiração, já que graças a eles é que conseguimos encontrar todos os livros que buscamos quando nos dirigimos a uma biblioteca.




Homenagem ao dia do Bibliotecário