O dia do Idoso

fonte: Zoom
No próximo domingo dia 1 de outubro é comemorado o Dia do Idoso, data estabelecida no ano de 2003 quando foi aprovada a Lei nº10.741 que instituiu o Estatuto do Idoso. Com a criação do estatuto, o Brasil passou a incorporar resoluções legais que a ONU e OMS já haviam estabelecido.

A Resolução 46/91 da ONU, fala sobre os direitos dos idosos, dentre os apresentados podemos destacar os seguintes pontos:

AUTORREALIZAÇÃO
15. Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades.
16. Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.

DIGNIDADE
17. Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos e/ou mentais.
18. Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Para leitura integral do texto, está disponível no site do Ministério dos Direitos Humanos

Na sociedade ocidental, infelizmente os idosos não têm a dignidade e o respeito que merecem, como ocorre nas sociedades orientais. Quem já não ouviu aquele chavão que diz: “os jovens são o futuro da nação”, bonita frase, porém sem os idosos, que são nosso passado, não teremos futuro; sem a sabedoria e experiência de vida deles não adianta ter tecnologia, avanços científicos, é como construir um prédio em terra fofa!

Uma situação muito comum atualmente são membros da terceira idade, que são atuantes no mundo da tecnologia, por conseguinte, gerando uma maior interação com as novas gerações.

Os idosos são a base de tudo, devemos respeitá-los, e buscar em sua sabedoria, a forma de ter uma vida melhor. Lembre-se, um dia você será o idoso de hoje, então respeite-o para no futuro ser respeitado.


Separamos uma dica sobre o tema dos idosos, além disso, você encontrará mais livros sobre o assunto em nossa Biblioteca de Direito. 
Autor(es):
Título:Estatuto do idoso.
Local:Rio de Janeiro, RJ
Editor(es):

Share:

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores