8 de fev de 2012

Roma - a vida e os imperadores




O MASP – Museu de Arte de São Paulo está realizando uma mostra muito interessante, Roma - a vida e os imperadores.


O acervo apresentado é composto de 370 peças, proveniente do Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompéia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi, uma mostra que sai pela primeira vez da Itália, dando um pequeno panorama de como era a vida dos romanos e povos a eles ligados.


Quem for poderá ver bustos dos imperadores, e pessoas comuns, peças de armaduras de gladiadores, lindas jóias em ouro e pedras preciosas, trabalho em entalhe no mármore, vidro camafeu, trabalhos em bronze, ferro e outros metais.


Você pode sentir um pouco da Roma de séc. I a.C. até séc. III d.C., admirar a magnitude da beleza e do trabalho que esse povo teve, os sarcófagos lindamente adornados com cenas de batalha ou viagem, o cuidado que tinham com os detalhes, torna essa mostra imperdível para quem gosta e quer conhecer mais sobre o maior e mais longo império de nossa história.


Mas também não pode deixar de ir ao segundo andar do MASP para ver as exposições, deuses e Madonas e Romantismo a arte do entusiasmo, na primeira temos obras sacras que vão do séc. XIV até o séc. XIX, com pinturas de El Greco, Botticelli, Rafael, Delacroix entre outros, uma visão entre o homem e o Sagrado, em Romantismo a arte do entusiasmo, temos obras de El Grego, Boch, Renoir, Manet, Monet, Van Gogh, Rodin, Dali entre outros, um passeio pela natureza, o imaginário, o corpo, as paixões.


Duas exposições que se conta põem em temas, na luz e sobras, cor, estética, mas são uma só no que diz respeito ao homem ao seu cerne.




O MASP funciona


de terça a domingo das 11h as 18h


às quintas aberto até as 20h



ingresso inteira R$ 15,00, meia R$ 7,00


às terças é gratuita a entrada.




A exposição Roma acontecerá até o dia 22 de abril de 2012, as demais sem data para terminar.