30 de out de 2017

Encerrando o Outubro Rosa

Encerramos o mês de outubro com três eventos, o Hallowe’en (31/10), Dia de todos os Santos (1/11) e Finados (2/11), pode parecer que não, mas as três comemorações têm relação histórica.
fonte: Editora Cléofas
Vamos começar falando do halloween ou hallowe’en é abreviatura do gaélico escocês “Allhallow-even” podemos traduzir como “noite de todos os santos”, é uma festa cristã que no século VII substituiu a festa celta conhecida como Samhain (“fim do verão” em gaélico), inicio do inverno e ano novo celta.  
Esta festa durava três dias, como acontece hoje a celebração cristã da Vigília de Todos os Santos (31/10), o Dia de Todos os Santos (1/11) e Finados (2/11)  

Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos), celebração cristã iniciada pela Igreja Católica, seguida pela Igreja Ortodoxa, e Anglicana que celebram em honra dos mártires e santos, conhecidos ou não. A Igreja Luterana eles celebram o dia para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas.
Finados nas igrejas cristãos têm o mesmo significado que é lembramos aqueles que faleceram.
fonte: Pretend City

Não poderíamos deixar de comentar sobre o Dia de Los Muertos, tradicional comemoração que acontece no México nessa data, é uma celebração de origem indígena que ocorre além do México em outras partes da America latina e EUA, a festa foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, calcula-se que essa comemoração remonte há 3000 anos.


Podemos ver que os povos têm uma forma de honrar aqueles que se foram, dessa forma nos próximos dias lembre-se daquele entre que se foi, porem não de forma triste, mas pense nos momentos alegre que tiveram juntos.

Para fechar, deixamos a dica de um filme que acontece nesse período.
O Corvo (The Crow) de 1994 ultimo filme de Brando Lee, filho do lendário Bruce Lee, que faleceu num acidente durante as gravações, fica o trailer do filme.