Manto Vermelho


Uma das imagens típicas do Natal é o Papai Noel, o bom velhinho como também é chamado, inspirado na pessoa de São Nicolau ou Nicolau de Mira, bispo cristão que por seus atos gerou o mito.

O interessante é que desde a campanha criada pela Coca-Cola no inicio do século 20 a imagem do Papai Noel é a mesma, um homem grande rechonchudo de roupas vermelhas e barba branca, até ai tudo bem, mas muitas pessoas criticam esse visual aqui no Brasil, sobre o pretexto de ser um país tropical; agora vos pergunto: como deveria ser o visual dele aqui no Brasil?

Penso, ver um homem numa loja usando bermuda, chinelo de dedo, camiseta.  Alguém sentiria apego? Acharia que ele simboliza algo?. Acredito que não, pois vemos pessoas assim na rua todo o tempo. Se ele fosse um clérigo as roupas seriam muito mais pesadas do que os trajes usados, por exemplo na Ásia menor onde Nicolau viveu era tão quente como o nosso Nordeste e ele vestia pesado manto vermelho sobre todo o traje clerical. Mas o mais interessante seria ver os pais tentando explicar para os filhos que o Papai Noel sai lá do Polo Norte (fictícia morada do bom velhinho), ao chegar no Brasil, ele para o trenó,  troca o traje tradicional e põem o bermudão e camiseta, para entregar os presentes aqui.

Uma coisa interessante sobre a figura do Papai Noel e que poucas pessoas percebem, ele representa o próprio Jesus Cristo.  São Nicolau como bispo cristão, pregava o evangelho e o vivia, doar a si mesmo em prol dos necessitados, dar presente as crianças; na tradição o papai Noel este entrega presente para as crianças trazendo alegria e esperança a elas, hoje ele aparece em diversos países, cristão ou não, mantendo o espírito de amor, fraternidade e de doar-se assim como Jesus ensinou.

Por isso eu digo, não critique se ele aparece vestido assim ou assado independente se estamos no Brasil ou Sibéria, vista o ideal dele, partilhe do amor e fraternidade, doe-se para quem precisa, existem tantos que um ombro ou ouvido é o que mais precisam, natal pode ser todos dias, basta que você o faça em sua vida e leve aos outros que te rodeiam.

Hoje dia 6 de dezembro em vários da Europa é comemorado o dia de São Nicolau, quando acontece a troca de presente.

[autoria: Oscar Junior]
Share:

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores