23 de mar de 2010

11 anos descobrindo a mágica do cinema

por Eduardo Ricci

O Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, comemora seus 11 anos com uma programação especial, com filmes, sarau sobre Mário Quintana com chorinho, vídeos, debates, música e muita cultura audiovisual. As ações culturais começam em 24 de março, às 19h30, no Cineclube, com a estreia da “Mostra Indie de Cinema – Filmes independentes que marcaram a década”; nesta noite será exibido o filme vencedor do Oscar 2010, “Guerra ao terror”, de Kathryn Bigelow. Após a exibição, haverá debate com convidados e o público. A mostra acontecerá até 26 de maio, sempre quarta-feira, às 19h.

A programação segue com a realização do Sarau multimídia Entre Livros – “Mário Quintana com chorinho”, dia 25/03, às 20h30, com apresentação do grupo de choro “Tem gato no fogão de lenha”. O público poderá declamar poesias de Quintana e participar de sorteios. O sarau acontecerá na biblioteca central, da Universidade, localizada no 1º andar do bloco M.

Dia 26/03, às 10h e 19h, no Cineclube, será apresentada uma seleção dos melhores vídeos produzidos para o Festival do Minuto 2009, o espectador poderá conferir criações ousadas e com linguagens inovadoras, prontas para renovar seu olhar e perceber as múltiplas formas de usar as antigas e novas tecnologias de captação de imagens.

Para encerrar as comemorações será realizado, pela primeira vez, o bate-papo “Encontros em Tempo Real”, que terá como convidada a Profª. Ms. e performer Erika Karnauchovas, abordando o tema central do CINEME- SE 2010: “O corpo como cenografia do eu”. O bate-papo acontecerá dia 27/03, às 14h, no Cineclube. Esta é uma iniciativa para integrar a equipe de produção do Festival com realizadores de curtas-metragens locais e o público interessado em cinema da Baixada Santista.

Todos os eventos têm entrada franca e não será necessário retirar convite com antecedência, basta chegar 15 minutos antes do início. O Cineclube fica na Sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar. Mais informações pelo telefone: 13 3202-7100 ramais: 257 ou 147, ou pelo e-mail: ricci@unisanta.br.