7 de dez de 2010

Prêmio Jabuti

O cantautor Chico Buarque venceu o premio Jabuti na categoria de o melhor livro do ano e o premiochico-buarque-indie Portugal Telecom de Literatura com o livro Leite Derramado, segue a sinopse do livro

“Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. A imagem de capa foi desenvolvida em duas versões - nas cores branca e laranja.”

Desde então criou-se uma grande polêmica na net sobre o prêmio, com até a criação de uma petição pedindo que o autor devolva o prêmio, pois pela forma que foi feita a preleção desse ano deixa uma margem de dleite-derramadoúvida sobre a lisura do prêmio. O mesmo estava na segunda posição em sua categoria, e acabar por vencer o prêmio principal, deixando no ar um “Q” de que houve um arranjo para que Chico Buarque vence-se o Jabuti. Por causa da polêmica algumas editoras se retiraram da participação de premiações futuras no caso a Editora Record é uma delas.

Mas polemicas a parte, fica com uma sugestão de leitura nessas férias. O livro encontra-se disponível na Biblioteca da Saúde.