Você Sabia...

Medalha_do_Premio_Nobel

Que o empresário e inventor sueco Alfred Nobel (pai da dinamite e da borracha sintética) determinou em seu testamento que fosse criado uma fundação com os juros do seu patrimônio. A fim de premiar anualmente as pessoas que melhor contribuíssem para o desenvolvimento da Humanidade.

A Fundação Nobel nasceu em 1900, concedendo prêmios na área de Química, Física, Medicina e Literatura (que eram atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial ( outorgado por uma comissão do parlamento norueguês), no ano de 1969, foi adicionado duas novas categorias, na área da Economia (financiado pelo Sveriges Riksbank, o banco nacional da Suécia) Ciências Econômicas em memória de Nobel.

O prêmio é concedido pela Real Academia de Ciências da Suécia. Os ganhadores recebem uma medalha de ouro como a esfinge de Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro no valor aproximado de 1 milhão de dólares.

O primeiro laureado Nobelpriset i litteratur ou Prêmio Nobel de Literatura, foi o poeta francês Sully Prudhomme, entres os vencedores encontramos grandes nomes como Rudyard Kipling, George Bernard Shaw, Thomas Mann, Ernest Hemingway, Jean-Paul Sartre, Pablo Neruda, José Saramago, atualmente pertence a escritora alemã Herta Müller.

Share:

Most Recent

3/recent/post-list

Popular Posts

Pesquisar este blog

Total de visualizações

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Dica da Biblioteca

Dica da Biblioteca
Disponível na Biblioteca Central LE O89r

Frase

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

George R. R. Martin

Engenharia do Cinema

Canal do Youtube do nosso amigo Gabriel Fernandes, com muitas informações sobre cinema.

Seguidores

Marcadores