22 de abr de 2010

Você Sabia...

Medalha_do_Premio_Nobel

Que o empresário e inventor sueco Alfred Nobel (pai da dinamite e da borracha sintética) determinou em seu testamento que fosse criado uma fundação com os juros do seu patrimônio. A fim de premiar anualmente as pessoas que melhor contribuíssem para o desenvolvimento da Humanidade.

A Fundação Nobel nasceu em 1900, concedendo prêmios na área de Química, Física, Medicina e Literatura (que eram atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial ( outorgado por uma comissão do parlamento norueguês), no ano de 1969, foi adicionado duas novas categorias, na área da Economia (financiado pelo Sveriges Riksbank, o banco nacional da Suécia) Ciências Econômicas em memória de Nobel.

O prêmio é concedido pela Real Academia de Ciências da Suécia. Os ganhadores recebem uma medalha de ouro como a esfinge de Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro no valor aproximado de 1 milhão de dólares.

O primeiro laureado Nobelpriset i litteratur ou Prêmio Nobel de Literatura, foi o poeta francês Sully Prudhomme, entres os vencedores encontramos grandes nomes como Rudyard Kipling, George Bernard Shaw, Thomas Mann, Ernest Hemingway, Jean-Paul Sartre, Pablo Neruda, José Saramago, atualmente pertence a escritora alemã Herta Müller.